O HOMEM, CRIADO ALMA VIVENTE

O HOMEM, CRIADO ALMA VIVENTE (SER)

Segundo a Escritura inspirada, na criação, o homem recebeu dois dons de Deus: (1) um corpo formado do pó; e (2) o sopro de Deus. Então formou o Senhor Deus do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente (GN 2:7). Como resultado da combinação criativa de um elemento terreno e outro celestial, o homem tornou-se um ser vivo à imagem do seu Criador. Ele começa a vida na terra num vaso de barro, mas seu destino designado é a vida eterna num corpo glorioso!

Recebeu um corpo – terreno

Os gregos e muitos dos antigos consideravam o corpo como a prisão da alma e a fonte de todo mal. O gnosticismo, um falso culto cristão, apegava-se a essa baixa estima do corpo ao extremo de negar que Jesus tivesse um corpo físico. A fim de contestar os gnósticos, o apóstolo João advertiu contra aqueles que negavam que Jesus tivesse vindo em carne
(1 João 4:1-4). Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.
Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;
E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já agora está no mundo.
Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.
As Escrituras nos ensinam a honrar e respeitar o corpo como criação de Deus: “Se alguém derramar o sangue do homem, pelo homem se derramará o seu; porque Deus fez segundo a sua imagem” (GN 9:6).

Há dez fatos sobre o corpo, contidos das Escrituras, que o cristão deve conhecer:

É um corpo mortal que retornará ao pó… No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.(Gênesis 3:19). E respondeu Abraão dizendo: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinza. (Gênesis 18:27). Escondes o teu rosto, e ficam perturbados; se lhes tiras o fôlego, morrem, e voltam para o seu pó. (Escondes o teu rosto, e ficam perturbados; se lhes tiras o fôlego, morrem, e voltam para o seu pó. (Salmos 104:29).

O homem é feito de simples pó; mas esse pó nas mãos de Deus se tornou algo maravilhosamente feito:
Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra.
Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia. (Salmos 139:14-16).

A ciência está apenas começando a descobrir quão inconcebivelmente maravilhoso e complexo é o corpo humano.

O copo natural, físico, do homem é apenas um tabernáculo temporário para a pessoa real que o habita: Sabendo que brevemente hei de deixar este meu tabernáculo, como também nosso Senhor Jesus Cristo já mo tem revelado. (2 Pedro 1:14). Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. (2 Coríntios 5:1).

Na ressurreição, o homem terá uma nova casa não feita por ; todavia, esse novo corpo terá uma relação com este corpo natural presente. Discutindo a ressurreição, Paulo afirma: Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. (1 Coríntios 15:44). Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. (1 Coríntios 15:53). Jesus disse: Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. (João 5:25). Paulo disse: Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. (1 Tessalonicenses 4:16). Paulo disse: E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. (1 Coríntios 15:50). Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente. (João 20:27) .Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. (Lucas 24:39). E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. (1 Coríntios 15:54).

O corpo do homem remido é templo do Espírito Santo não devendo ser portanto instrumento de pecado: Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. (1 Coríntios 6:19,20).

O corpo do homem quando dedicado ao serviço de Cristo, é reconhecido como um sacrifício vivo e santo: Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. (Romanos 12:1). O adorador do Antigo Testamento oferecia sacrifícios de animais mortos a Deus; o crente do Novo Testamento não oferecia um sacrifício morto, mas sim oferta viva de serviço consagrando empregando o seu corpo na vida ministerial cristãos!

O homem remido pode usar seu corpo como uma arma contra Satanás. Satanás esforça-se para levar o crente a usar seu corpo de maneira a promover a causa do diabo; Paulo insiste com o crente para utilizar seu corpo como uma arma contra Satanás e a favor de Deus: Nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniquidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça. (Romanos 6:13).

O homem remido goza de certos benefícios da obra redentora de Cristo em seu corpo, até mesmo neste mundo. Ao escrever sobre o ministério de cura de Jesus, Mateus disse: Chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados; e ele meramente com a palavra expeliu os espíritos e curou todos os que estavam doentes;
para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías: Ele mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou com as nossas doenças. (Mateus 8:16,17). Pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados. (Marcos 16:18). Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor.
E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. (Tiago 5:14,15). Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita. (Romanos 8:11). Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. (Romanos 8:9) .
Assim, pois, irmãos, somos devedores, não à carne como se constrangidos a viver segundo a carne. (Romanos 8:12).

O crente será julgado, perante o tribunal de Cristo, com pse nas coisas feitas no corpo: Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo. (2 Coríntios 5:10). O juízo acima mencionado é um julgamento de obras, não de condenação: Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo.
E, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha,
a obra de cada um se tornará manifesta, pois o Dia a demonstrará. Porque será revelada pelo fogo, e o fogo provará qual é a obra de cada um.
Se aquilo que alguém edificou sobre o fundamento permanecer, esse receberá recompensa.
Se a obra de alguém se queimar, esse sofrerá dano. Porém ele mesmo será salvo, mas como que através do fogo.
Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? (1 Coríntios 3:11-16). Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado. (1 Coríntios 9:27).

O corpo feito de “pó” do homem, herdado de Adão, leva tanto a imagem de Adão como a imagem de Deus. Através de Cristo herdamos um corpo grorioso à imagem de Cristo, o último Adão. Isto é salientado em 1 Coríntios 15
Pois assim está escrito: “O primeiro homem, Adão, se tornou um ser vivente.” Mas o último Adão é espírito vivificante.
O que vem primeiro não é o espiritual, e sim o natural; depois vem o espiritual.
O primeiro homem, formado do pó da terra, é terreno; o segundo homem é do céu.
Como foi o homem terreno, assim também são os demais que são feitos do pó da terra; e, como é o homem celestial, assim também são os celestiais.
E, assim como trouxemos a imagem do homem terreno, traremos também a imagem do homem celestial. (1 Coríntios 15:45-49).

João Santana de Souza , 24/03/2023 Serra/ES
Extraído do livro Fundamentos da Teologia Pentecostal – Volume I Guy P. Duffield e Nathaniel M. Van Cleave

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE